quarta-feira, 17 de julho de 2013



LITURGIA – PARTES DA MISSA

A Liturgia da Palavra é muito especial na celebração das Missas desde os tempos Apostólicos.

Nos Domingos, Solenidades e Festas ocorrem três leituras, geralmente a primeira leitura é do Antigo Testamento seguido do Cântico dos Salmos , depois a segunda leitura tirada do Novo Testamento.

Essas Leituras servem para nos preparar para acolher a palavra do “Verbo de Deus que se fez carne e habitou entre nós”.

A “proclamação do Evangelho não é um “bate papo” de Deus conosco, mais que tudo” é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito e de juntas e medulas e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”.

Ela tem seu próprio Altar que chamamos de Ambão, que em grego significa umbigo, pois segundo a tradição, é daí que provém a Palavra de Deus que nutre os fiéis. Durante a proclamação se faz a persignação (sinal da Cruz), pedindo ao Espírito Santo que o Evangelho seja compreendido pela nossa mente, para que os nossos lábios proclamem o louvor e o seu anuncio e que, acima de tudo, pelo nosso coração, pela nossa vida deve ser vivido e testemunhado, pois acreditamos que Cristo ressuscitou.

Como já dizia o Salmista, “tua Palavra é lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho” peçamos a graça de Deus de sermos mais atento ao Santo Evangelho em nossa caminhada aqui na terra, peregrinos rumo a Terra Prometida: o Céu!

FONTE: Revista Cristã.

Colaboração Lourdes Clemente

0 comentários:

Postar um comentário